Este é um documento digitalizado e recuperado dos arquivos em papel na sede da ABMN. É um artigo escrito pelo associado número 998, Rubens Langer de Almeida e Albuquerque, do Clube de Regatas Icaraí, Niterói-RJ, em 18 de janeiro de 1991.

O artigo descreve a história da natação master no Brasil, desde a primeira competição master organizada no país em junho de 1980 (que contou com incríveis 320 atletas participando), passando por outras competições entre 1980 e 1984, culminando com a fundação da ABMN em 8 de dezembro de 1984.

Clique nas imagens para ampliar.

Redação do primeiro parágrafo do artigo (algumas palavras não conseguimos ler corretamente): “A FARJ (Federação Aquática do Estado do Rio de Janeiro) sob a presidência de Rogério Carneiro e tendo como vice-presidente Coaracy Nunes Filho, atual presidente da CBDA, idealizou a competição entre nadadores masters com os seguintes objetivos: 1) que os antigos atletas de natação voltassem às bordas das piscinas paraajudar a criar uma mentalidade de apoio à natação e os demais esportes aquáticosl 2) Estimular a prática de natação entre os pais dos atleta de natação competitiva, relembrando seu passado, bem como ensinar a prática de natação àqueles que não sabiam nadar; 3) Dar prosseguimento à carreira do atleta dos esportes aquáticos, que após o seu ciclo competitivo se via obrigado a iniciar-se em outros esportes; 4) Criar um programa de saúde, tanto pela manutenção dos exercícios físicos, como pelo congraçamento (pode ser outra palavra) por ocasião dos torneios. Além dos diretores da FARJ, vale ressaltar o trabalho da dra. Sonia Paquelet, relações públicas da FARJ e do Flávio Bueno que atuou como (… dúvida) na maioria das competições, auxiliado pelo Márcio Bivar.”

Clique aqui para baixar o PDF.