capa-edicao-82NESTA EDIÇÃO:

XIX Campeonato Norte/Nordeste e Centro-Oeste pág. 3

Entrevista com Lucinildar Nascimento págs. 4 e 5

A História dos Trajes de Natação págs. 6, 7, 8 e 9

Entrevista com Marcelo Ritzel pág. 10

Calendário pág. 11

XIX Copa Brasil Master de Natação págs. 12, 13. 14 e 15

A Natação Master no Rio Grande do Sul págs. 15 e 16

Sul-Americano em Manaus págs. 17, 18, 19 e 20.

Alimentação e natação págs. 21, 22 e 23.

 


 

 

Clique aqui para baixar o PDF

 

PALAVRA DO PRESIDENTE

 

Caros Associados, queridos amigos;

Nesta edição que encerra o ano civil de 2012, entre outros assuntos, reportamo-nos às grandes competições que realizamos. Inicialmente estivemos em São Luis/ MA, com seus encantos naturais. Na etapa seguinte fomos a Ribeirão Preto, onde Tia Cecília nos recebeu com o carinho habitual. Tivemos a oportunidade de apresentar a retrospectiva desses eventos em edições anteriores.

Nesta edição estamos apresentando os resultados das duas últimas competições; A Copa Brasil realizada no Grêmio Náutico União em Porto Alegre/RS, e o Sul-Americano ocorrido em Manaus/AM. Fomos muito bem recebidos na capital gaúcha e o clima ajudou a realizarmos uma competição impecável. Porém, gostaria de destacar particularmente o Sul-Americano, por ter sido a primeira vez que nos deparamos com o desafio de realizar uma competição dessa envergadura em terras manauaras, onde não há tradição de natação master. Sabemos, contudo, que vários nadadores representantes da região vêm se destacando em várias oportunidades. Entendemos que foi um esforço conjunto CONSANAT e ABMN que passará a incentivar ainda mais atletas ao convívio na comunidade master.

Não podemos deixar de destacar a parceria que tivemos neste ano por meio da Trisport, com seu amplo material esportivo e da Oi, que nos assegura as maravilhosas medalhas e troféus distribuídos ao longo dos campeonatos. Informamos que neste último trimestre somou-se a nós mais um parceiro – a Swim Channel, revista de alta qualidade voltada para a natação e que tem exibido matérias voltadas para o público master.

Lembramos que concluímos as inovações e a modernização de apuração e gerenciamento de competições, possibilitando a disponibilidade da divulgação dos resultados on line em tempo real.

Também passamos a fornecer gratuitamente, o novo Software ABMN para todas as Associações e Federações Estaduais, na expectativa de unificar o banco de dados da natação master brasileira, e facilitar para todas as entidades, a prestarem um melhor serviço aos seus atletas masters brasileiros.

Já temos o calendário de 2013 pronto com as quatro sedes e datas, o que permite a programação prévia de nossos associados, algo sempre solicitado. Lembramos porém, que as inscrições são on line e tem prazo.

Nesse sentido, temos recebido apelos para aceitarmos inscrições após o prazo final com alegação de que as passagens foram compradas, o hotel reservado, mas que o atleta esqueceu, ou deixou para fazer a inscrição no último dia e ficou sem internet. Não podemos abrir exceções sob pena de cometermos injustiças com os demais.

E por conta de situações como essas, ajustamos o regulamento de forma que o atleta que cumpre prazo seja beneficiado.

Temos a certeza de que a nossa entidade – ABMN – é a mais organizada de toda América do Sul, capaz de oferecer serviços distintos aos seus associados. Também é uma entidade democrática em que seus associados se manifestam livremente com elogios e críticas, permitindo que trabalhemos cada vez melhor para o atendimento do nosso público.

Para finalizar, gostaria de relembrar aos técnicos e atletas que é necessário haver uma constante reflexão a fim de que se evitem excessos e obsessões pelas vitórias sejam elas individuais ou coletivas.

Somos nadadores masters cujo propósito maior deve ser motivo de lazer saúde e prazer – jamais de estresse.

Quero agradecer a todos pela saudável convivência, deixando uma mensagem de sinceros votos de um Feliz Natal e de um Ano Novo repleto de saúde, paz e muita prosperidade para toda comunidade master.

Espero vê-los em São Paulo na primeira etapa de 2013.

Carlos Roberto da Silva
Presidente da ABMN

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário