capa-edicao-73NESTA EDIÇÃO:

Entrevista com Roberto Carlos B. Carvalho pág. 3

Dez passos para ter um corpo saudável págs. 4 e 5

Sintomas pág. 6

Entrevista com Sueli Nunes Rego pág. 7

XIV Torneio Aberto Brasil Masters de Natação págs. 8, 9 e 10

Alimente os seus dentes págs. 11.

 


 

 

Clique aqui para baixar o PDF

 

PALAVRA DO PRESIDENTE

 

Nesta edição do nosso Informativo, penso que é o momento de fazermos algumas reflexões em relação à postura perante nós mesmos.

Como devemos nos comportar em relação às nossas condições físicas e nossa saúde em comparação com os esforços a que iremos nos submeter? Constantemente nos deparamos com situações em que nossos companheiros, a despeito de seus quadros de saúde e sintomas, ultrapassam seus limites, se expondo a consequências muitas vezes irreversíveis.

O valor de uma medalha não supera o amor de nossos entes queridos ou ainda o valor de nossa saúde e de nossa qualidade de vida. Temos que encontrar o equilíbrio entre a satisfação de uma vitória ou uma medalha, (que afaga sobremaneira o nosso ego), e a satisfação de encontrar os amigos, da confraternização e da manutenção de nossa qualidade de vida.

Restrições à participação não se impõem, é sim a consciência de cada um que pode regular as devidas ações e a postura a ser adotada. É uma questão pessoal e intransferível!

Cabe sim, aos treinadores, também aos nossos amigos, alertarem e aconselharem, ajudando e orientando os passos que cada um deve seguir. Já vimos que a imposição documental é facilmente burlada pelos incautos e irresponsáveis. Vivamos cada momento das nossas vidas como atletas masters, mas com o cuidado que cada um deve ter consigo mesmo.

Mudando o foco, informo que em de julho de 2010, estaremos iniciando a construção de um novo software de competição a ser utilizado em nossos eventos, com o objetivo de modernizar e facilitar as inscrições dos atletas e de controlar as competições, usando cada vez mais, e as facilidades disponíveis na INTERNET.

O novo programa irá possibilitar inscrições on line e a gestão direta dos Treinadores e Chefes de equipe, em tempo real, de todos os seus nadadores durante o período de inscrições. A tendência para um futuro próximo é que a inscrição por correio venha a ser descartada, passando a ser usado somente esse tipo de inscrição. Este irá introduzir facilidade, praticidade e a certificação imediata da aceitação de sua inscrição pela ABMN.

Para concluir sinto-me no dever de alertar que estamos prestes a usufruir de nosso direito de cidadãos e colocar nos postos de poder e decisão de nosso país, as pessoas que defendam os nossos interesses. Cada um de nós tem seus próprios objetivos e carências, e em relação a essas demandas fazem sua opção de voto.

Quero nesse momento aproveitar a oportunidade para colocar a todos os associados ou cidadãos que fazem uso da natação e da prática esportiva como meio de complemento de suas carências, sejam elas de saúde, de ocupação do tempo livre, de amizade, ou meio de vida, que entendem que uma melhoria das condições para a prática esportiva, em sua cidade Estado e em nosso país, seja um forte motivo para sua opção de voto.

Para tanto, urge que procurem dar oportunidade aos candidatos que defendam os interesses de nosso esporte.

O político é medido pelo número de votos que recebe, da mesma forma que os interesses de uma comunidade é medido pelo número de votos que oferece ao candidato que defende os interesses daquela comunidade.

A importância de nossa comunidade esportiva também é medida pelo número de votos que damos aos candidatos que defendem as nossas causas. Assim, se quesermos ser ouvidos e nossos pleitos atendidos, devemos colocar nos postos de poder os candidatos que atendam aos nossos anseios esportivos.

Saudações aquáticas.

Carlos Roberto da Silva – Carlão
Julho de 2010

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário