Palavra da Presidente 

Chegamos ao final de mais um ano, com sucesso nas competições, percorrendo o Brasil de nordeste a sul. Iniciamos com o Mais Mais em Ilhabela, SP, fomos a Natal, RN – onde realizamos o sonho de levar a natação masters aquele estado do nordeste. A sempre aconchegante RECRA, em Ribeirão Preto, SP, voltou ao Circuito, desta vez em junho, com um clima mais ameno. Na sequência descemos à Caxias do Sul, na serra gaúcha, onde fomos agraciados com um clima agradável, sem frio. Concluímos a última etapa em Belo Horizonte, MG – outro sonho concretizado, o de vol-tar a capital mineira, após longo período. E lá tivemos demonstrações das equipes de Nado Sincronizado do DF e MG, inclusive de masters. Vamos incentivar esta modalidade. Em todas as etapas contamos com a proteção de São Pedro, preservando-nos das chuvas durante as competições e nos presenteando com o calor do sol; o que não achamos ruim. 

Parabenizamos e agradecemos aqui a todos os dirigentes das sedes que nos acolheram, os nossos patrocinadores e claro a todos vocês atletas, independentemente de suas classificações, vocês são o sucesso das nossas competições e nossa fonte de energia e motivação para bem desempenharmos nosso papel à frente da ABMN. Não esquecemos os técnicos e representantes de equipes, que têm sua importância nesse contexto. 

Em termos internacionais, destaque ao Pan-Americano, em Orlando, USA (julho-agosto) e ao XI Sul-americano em Buenos Aires, AR (novembro). As equipes brasileiras se fizeram presentes com bons desempenhos e quebras de recordes e não foram poucos. E falando em novas marcas, recordes brasileiros, sul-americanos e pan-americanos foram conquistados por nossos atletas no decorrer de 2018. Para engrandecer as conquistas, tivemos uma quebra de recorde mundial em Ribeirão Preto (matéria já publicada) e outro em Buenos Aires, AR (confira a matéria do sul-americano nesta edição). Tivemos também nosso associado Marcus Laborne Matiolli, eleito para o Hall of Fame. Parabéns!!!! 

Aqui um lembrete muito importan-te. Por diversas vezes fomos consultados sobre as premiações que entregamos em Natal, RN e Belo Horizonte, MG. São respectivamente, a premiação do Circuito Brasileiro de Masters de Natação e o TOP 10 Fina. Ambas estão descritas no Regulamento do Circuito Brasileiro da ABMN. No início do próximo ano, estaremos publicando o Regulamento 2019. É importante que os atletas leiam e acompanhem os critérios ali definidos. O Calendário 2019 já está disponível e promete boas etapas. Vamos treinar, após as festas. O Mais Mais, será em fevereiro, antes do carnaval, não comprometendo o desempenho dos atletas foliões. 

O ano foi de sucesso, mas tivemos algumas perdas de atletas e amigos da Natação. Outros foram submetidos a tratamentos médicos mais invasivos (sempre registrados nas nossas edições, inclusive nesta). Às famílias e amigos nossa eterna gratidão e saudade. Essa é uma certeza da vida. Por isso, se faz necessário não nos descuidarmos da nossa saúde física e mental, para que o nos-so corpo não padeça antes da hora. Então, não esqueçamos de marcar nossa visita médica. Não importa se você é pré-master ou 95+. O alerta vale para todos nós. 

Então, para finalizar, queremos desejar a todos um FELIZ NATAL e um ANO NOVO pleno de realizações, com muita saúde, amor, paz, sucessos e boas braçadas. 

Obrigada 2018 e que venha 2019!!!!! 

Saudações Aquáticas.
Helane Quezado de Magalhães
Presidente da ABMN 


 Nesta edição: 

Palavra da Presidente  2 
Eu, Patrícia Queiroz Brito, nadei 13 km de borboleta  3 
Entrevista Masculina: Danilo Dantas de Lima  4 e 5 
Ainda o Pan Americano de 2018  5 
XXV Campeonato Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Natação—NNECO  6 
Dia da secretária  7 
XXV Copa Brasil Masters de Natação  8 e 9 
62o Campeonato Brasileiro de Masters de Natação  10, 11 e 12 
Avaliação do Informativo 105  13 
Águas Abertas – Uma modalidade em Ascensão  14 e 15 
Aconteceu  16 e 17 
Entrevista Feminina: Paula Steffen Álvarez  18 e 19 
XI Campeonato Sul-Americano de Natação Master  20, 21 e 22 
Túnel do Tempo  23 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário