Palavra da Presidente 

Ilhabela, em São Paulo, abriu nos dias 9 a 11 de março a temporada de competições masters, sediando o XXII Mais Mais Masters de Natação, tendo como homenageados os atletas Maria Helena Padilla Costa e José Eugênio Guisard Ferraz. Veja a matéria detalhada nesta edição. Na sequência fomos a Natal, capital Potiguar, e realizamos mais uma etapa de um sonho de atletas iniciado em 2002 – 2003 – levar os campeonatos masters a todos os estados brasileiros. E os potiguares não deixaram por menos; fizeram um belo campeonato com possibilidade de os atletas ainda poderem curtir as belezas do estado – praias, culinária e pontos turísticos. Parabéns!!!! A resenha desta competição também consta nesta edição. 

Novidades no Regulamento do Circuito Brasileiro quanto às premiações: atendendo a pedidos de técnicos e atletas, voltamos com a divisão das equipes em Grandes, Médias e Pe-quenas. A premiação das equipes Médias e Pequenas será até o terceiro lugar. Na classificação geral, serão premiadas as oito equipes que mais pontuarem. Esperamos assim ter atendido às revindicações e ter agradado. E falando em agradar, tudo indica que o Campeonato Brasileiro de Revezamentos alcançou o objetivo desejado. Se em 2017 o Lira Tênis Clube foi o grande campeão de todas as etapas, o Master Icaraí G. Reis deu o pontapé inicial em 2018 com a 1ª colocação na etapa de Natal/RN. Quem vencerá em Ribeirão: nossa próxima etapa? Importante acompanhar os critérios no Regulamento. 

Neste ano de 2018 teremos o Pan-americano masters de todas as modalidades aquáticas, a ser realizado em Orlando, Flórida, Estados Unidos. A movimentação dos atletas formando suas equipes está grande. A ABMN revisou as inscrições encaminhadas pela organização do evento, conferindo junto aos atletas suas equipes. Aguardamos a manifestação da UANA para informar sobre a regulariza-ção dos atletas junto à ABMN, quando serão emitidos os Travel Permit. Alertamos a todos que a quitação da anuidade 2018 será exigida nesse momento. Àqueles que já têm a anuidade paga e estão inscritos no Pan-Americano já podem fazer sua solicitação à secretaria da ABMN, e os demais, sugerimos não deixar para a última hora. 

Relembrando momentos de introspecção, entre as perdas que tivemos nesse semestre, uma delas foi Bebeto de Freitas, ex-Presidente do Botafogo F.C., ex-jogador e técnico da seleção brasileira de vôlei. Embora não fosse nadador, era primo de nossas associadas Herilene e Helenize de Freitas (MIRG). Registramos com tristeza que outros também partiram deixan-do um grande vazio: Fernando Telles Ribeiro, Léa Schoen e Rogério Carneiro (a quem muito devemos, pois foi um dos grandes responsáveis pela criação da ABMN) e Tizu Sato. A todos nossa eterna gratidão e saudade. 

Como anunciamos acima, nossa próxima etapa será em Ribeirão Preto, SP. A RECRA nos aguarda com o carinho de sempre. Lembramos que a previsão do tempo prevê dias frios. Não esqueçam os agasalhos. Boa viagem, boa competição a todos. 

Saudações Aquáticas.
Helane Quezado de Magalhães
Presidente da ABMN 


 Nesta edição: 

Palavra da Presidente  2 
Dia das Mães  3 
XXII Mais Mais  4 e 5 
61o Campeonato Brasileiro Master de Natação  6, 7, 8 e 9 
Errata e Calendário  10 
Katie Ledecky  11, 12 e 13 
8 meses sem Elizabeth Lima  13 

 

Paulo de Tarso Ferreira e Paulo de Tarso Ferreira. Dois nadadores homônimos, como assim?  14 e 15 
Nossas perdas e ganhos  16 e 17 
11 anos sem Maria Lenk  18 e 19 
Carla Horst Vaine e Juliana Arruda – Duas recordistas numa equipe vencedora.  20, 21 e 22 
Poesia de Belarmino Monteiro  22 
Aprender a nadar aos 70 é possível e gratificante  23 
Dia dos Namorados  24 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário